sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

                  A origem da Cidade                

                                              A cidade

Situada em bela planície, elevada acima do nível do mar cerca de 126,37m, Sapé fora habitada em tempos pré-coloniais pelos índios potiguares. A denominação Sapé originou-se da existência de um tipo de capim abundante na região, conhecido pelos indígenas como EÇAPÊ, o que alumia o caminho, o que dá claridade. Agraciado pela natureza, Sapé possui uma exuberante reserva florestal, resquício da historia nativa do município, onde o turismo dispõe de uma cachoeirinha de águas límpidas , além de possuir diversas espécies de plantas, árvores seculares e gigantescas que abrigam os guaribas, espécie em perigo extinção.

Distante a 55 km da capital paraibana, Sapé tem 488,3 quilômetros quadrados, com uma população aproximadamente de 50.099 habitantes.

O sustentáculo da economia do município está centrada na agricultura, destacando-se a cultura do abacaxi e da cana-de-açúcar, podendo-se ainda obter produção razoável de mandioca, inhame e batata. No setor industrial, o município se encontra em fase de desenvolvimento, possuindo atualmente algumas industrias do ramo alimentícios, como destaque para MULTISABOR e ARTESANATO DAS BANDEIRA Conta também com a instalação de uma pequena filial da PENALTY, produtora de peças para a confecção de tênis. No setor Comercial destacamos ARMAZÉM PARAIBA, ATACADÃO DOS ELETROS, AÇUCAR OURO BOM, SP – VARIEDADES, dentre mais.

Sapé tem como seu representante maior na literatura, Augusto dos Anjos. Nos clubes e praças de cidade realizam se durante o ano diversas festas, com destaque para o São João e tão famoso que é a Festa do Abacaxi.